INCT-Materials Informatics seleciona novos bolsistas para os próximos 12 meses

O INCT-Materials Informatics divulgou a lista dos aprovados para bolsas de Iniciação Científica e Pós-Doutoroado. Ao todo, serão concedidas 12 bolsas, sendo 10 para IC e outras 2 para pós-doc que terão vigência de um ano.
“O que o Brasil mais precisa, do ponto de vista de riqueza, é o recurso humano. Pra formarmos pesquisadores que venham, no futuro, a ter um impacto na sociedade brasileira, temos que começar cedo e eu digo que a bolsa de iniciação é o primeiro star pra essa formação de recursos humanos. Quanto mais cedo começarmos, melhor”, disse Adalberto Fazzio, coordenador do INCT-Materials Informatics.
Para realizar a seleção, os candidatos enviaram planos de trabalho aderentes às metas do INCT-Materials Informatics, que incluem a descoberta de novos materiais, desenvolver conteúdos para comunicar e promover conhecimento na área, se tornar referência internacional com cooperações, treinamentos e expansão de metodologias e fortalecer a indústria nacional com a descoberta de materiais de interesse estratégico.
A seleção dos projetos aprovados foi realizada pelo comitê gestor, que inclui o coordenador do INCT-Materials Informatics, Adalberto Fazzio, o vice-coordenador, Gustavo Dalpian, além de Angela B. Klautau, Alexandre Reily Rocha, Pedro Paulo Venezuela e James M. de Almeida. Um dos objetivos do comitê é deixar o processo de seleção de bolsas mais simples e menos burocrático, para conferir mais agilidade e autonomia na escolha dos contemplados.
“Além de publicação de ciência que fazemos no dia a dia, também temos a formação de recursos humanos. A gente quer receber estes novos jovens e treiná-los nessa área pra formar essa futura geração de cientistas,” disse Gustavo Dalpian, vice-coordenador do INCT-Materials Informatics.